Quem nunca se viu em dúvida sobre as regras do mercado imobiliário na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel. Uma imobiliária de Santa Maria resolveu aliar o conhecimento que tem sobre o setor à sua estratégia para estar mais presente na Internet. O resultado é um serviço de tira dúvidas para o usuário.
O projeto E agora, Raquel? surgiu há um ano, quando a diretora de vendas e marketing da Imobiliária Taperinha, Raquel Trevisan, teve a ideia de criar um programa em um canal de vídeos da empresa.
Enquanto pensava o que poderia fazer de diferente, ela lembrou de algo bastante estratégico para o negócio: foco no usuário. E assim nasceu o E agora, Raquel? em canal no YouTube.
No canal são publicados vídeos, de curta duração, com a própria Raquel de apresentadora. Ali, são tiradas dúvidas que qualquer pessoa possa ter no campo imobiliário. Nos vídeos, são abordadas desde dicas para economizar no valor do condomínio, o que levar em conta na hora de alugar ou comprar um imóvel, o que é responsabilidade do proprietário e do inquilino. Tudo explicado de maneira simples e didática.
O canal deu tão certo que festeja 500 inscritos e 1,5 mil visualizações. Raquel explica que, desde que o tradicional vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi extinto (o que era uma grande oportunidade para o mercado imobiliário na cidade), a estratégia começou a ser pensada de forma diferente:
– Há alguns anos, já pensamos em um planejamento, desde 2014 temos uma estratégia digital. Mas queríamos gerar conteúdo e pensamos em diferentes ferramentas, mas queríamos algo que fosse a nossa cara. Aí, durante um curso de marketing digital que eu me dei conta: na internet existe muita coisa voltada ao profissional, ao corretor imobiliário, mas não há muito para o usuário. Além disso, queríamos uma linguagem simples, nada de muito complexo – conta Raquel.
Depois de discutida a ideia inicial, de lançar os vídeos, foi definido que ela mesmo seria a apresentadora. Além de ser uma pessoa despachada, ela tem conhecimento sobre os temas abordados (e procura estudá-los se for preciso). O cenário da maioria deles são a casa dela. Não foi fácil, mas Raquel conseguiu conquistar seguidores com uma linguagem bem simples, descolada e vídeos bem produzidos. Apesar de não ser tímida, ela conta que foi "se soltando aos poucos".
E segundo Raquel, a iniciativa valeu a pena: com a presença digital e com o canal dos vídeos ela conseguiu alcançar público de diferentes Estados (muitos deles são estudantes). Raquel credita à iniciativa o incremento de 35% no número de locações de imóveis entre dezembro e março deste ano em relação ao mesmo período desde 1994.