Empreendedorismo

VÍDEOS ajudam a tirar dúvidas sobre compra, venda e aluguel de imóveis 

Gabriela Perufo

Quem nunca se viu em dúvida sobre as regras do mercado imobiliário na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel. Uma imobiliária de Santa Maria resolveu aliar o conhecimento que tem sobre o setor à sua estratégia para estar mais presente na Internet. O resultado é um serviço de tira dúvidas para o usuário.

O projeto E agora, Raquel? surgiu há um ano, quando a diretora de vendas e marketing da Imobiliária Taperinha, Raquel Trevisan, teve a ideia de criar um programa em um canal de vídeos da empresa.

Enquanto pensava o que poderia fazer de diferente, ela lembrou de algo bastante estratégico para o negócio: foco no usuário. E assim nasceu o E agora, Raquel? em canal no YouTube. 

No canal são publicados vídeos, de curta duração, com a própria Raquel de apresentadora. Ali, são tiradas dúvidas que qualquer pessoa possa ter no campo imobiliário. Nos vídeos, são abordadas desde dicas para economizar no valor do condomínio, o que levar em conta na hora de alugar ou comprar um imóvel, o que é responsabilidade do proprietário e do inquilino. Tudo explicado de maneira simples e didática. 

O canal deu tão certo que festeja 500 inscritos e 1,5 mil visualizações. Raquel explica que, desde que o tradicional vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi extinto (o que era uma grande oportunidade para o mercado imobiliário na cidade), a estratégia começou a ser pensada de forma diferente: 

– Há alguns anos, já pensamos em um planejamento, desde 2014 temos uma estratégia digital. Mas queríamos gerar conteúdo e pensamos em diferentes ferramentas, mas queríamos algo que fosse a nossa cara. Aí, durante um curso de marketing digital que eu me dei conta: na internet existe muita coisa voltada ao profissional, ao corretor imobiliário, mas não há muito para o usuário. Além disso, queríamos uma linguagem simples, nada de muito complexo – conta Raquel.

 Depois de discutida a ideia inicial, de lançar os vídeos, foi definido que ela mesmo seria a apresentadora. Além de ser uma pessoa despachada, ela tem conhecimento sobre os temas abordados (e procura estudá-los se for preciso). O cenário da maioria deles são a casa dela. Não foi fácil, mas Raquel conseguiu conquistar seguidores com uma linguagem bem simples, descolada e vídeos bem produzidos. Apesar de não ser tímida, ela conta que foi "se soltando aos poucos". 

E segundo Raquel, a iniciativa valeu a pena: com a presença digital e com o canal dos vídeos ela conseguiu alcançar público de diferentes Estados (muitos deles são estudantes). Raquel credita à iniciativa o incremento de 35% no número de locações de imóveis entre dezembro e março deste ano em relação ao mesmo período desde 1994. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Feira do Cooperativismo começa nesta sexta-feira em Santa Maria

Próximo

Cai número de inadimplentes em Santa Maria. Veja como limpar seu nome no SCPC

Economia